Pular para o conteúdo principal

Ponto de transição


Sempre me intrigou a expressão “ofereça a outra face”. Analisando as varias situações em que um encontro teve sucesso eu verifiquei que sempre havia um padrão.
A primeira reação era tentar controlar a raiva, a angustia, ou seja, baixar, zerar as emoções que não estavam contribuindo, emoções negativas, e chegar a um estágio de neutralidade que permitisse passar para um momento de emoções favoráveis, positivas. O ponto chave da reversão era não focar a culpa, não procurar o culpado e oferecer uma saída para resolver a situação. Havia então o padrão, ver os fatos, sair da culpa, focar a solução.
Assim era analisar o que aconteceu, e passar o mais rápido possível na busca do resultado.
O ciclo mostrou que há nele um ponto de transição que se não for ultrapassado , a situação não se resolve , patina ou piora. Se não for oferecido algo novo que quebre a sequencia, que vire as emoções para o lado positivo e façam todos olharem um novo viés da questão, o foco da culpa domina a relação.  
Entendi então que o sucesso de uma relação só é alcançado quando alguém, para redirecionar as emoções, ofereça uma visão do outro lado da questão, Outra Face.
São alternativas, novas saídas. Veja o caso de uma moeda, dificilmente olhamos o lado não numérico, onde símbolos, personagens contam histórias.
Oferecer a outra face pode ser divino, mas é pratico e tem valor inestimável. 



Comentários

  1. Realmente sair fora do problema e buscar uma solução...sempre será a melhor solução para tudo na vida...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

cansei de estar so

A verdade nua e crua

Um conto antigo “A verdade saindo do poço” nos conta, resumidamente, que a verdade e a mentira se despiram para banhar-se num poço. Sorrateiramente a mentira saiu, sem que a verdade percebesse , vestiu as vestes da verdade e sumiu. Quando a verdade saiu do poço ficou nua e crua, pois se recusara a vestir as roupas da mentira. Mas na realidade quem veste a mentira são as pessoas, quem conta pela primeira vez, sabe que é mentira, mas as pessoas com o desejo de que aquela mentira seja verdade a disfarça e a alimenta. Dizer que uma mentira dita muitas vezes se torna verdade é exatamente a manifestação desse desejo. A mentira permanece, e o desejo se concretiza. Como no mundo as aparências predominam, as vestes, o melhor os desejos escondem a mentira para que só se perceba a crosta que a encobre. O emissor é esquecido, o conteúdo é diluído ao longo do trajeto e as vestes se fortalecem com novas camadas e assume o conteúdo, o desejo é sempre o elemento mais forte de realidade. A

Mancha d´agua

Magoa é um vaso quebrado que se pode colar, mas não se recompõe o original. Toda tristeza guarda no peito de quem sofre uma magoa que se apaga, mas não se dissolve, é como uma mancha d’água. É só uma pequena lembrança da causa e ela se instala novamente. O que fazer para minimizar seu efeito? O remédio é a substituição, sim substituir os elementos da causa por algo maior que cubra a marca tornando-a invisível. É bem conhecido que: para curar a perda de um amor é substituir por outro.   Mas esse outro terá que ser maior , que roube o impacto do antigo, que inverta o sentido do outro. É cobrir, colando um adesivo, costurando uma nova estampa. Bordando um novo desenho. Afogar as magoa. T ambém não resolve , elas boiam. Tem que ser algo para fixar no fundo, uma ancora. É cobrir um passado que incomoda, com um novo desejo, uma nova esperança. A esperança cria expectativa, cobre com um manto o rancor, apaga a tristeza, esvazia o sentimento de perda que a acompanha. A