Pular para o conteúdo principal

O infinitesimal


O comentário mais frequente que eu ouço é que nosso planeta é considerado menor que um grão de poeira se comparado com a grandeza do Universo e o ser humano é então quase nada, uma fração infinitesimal nessa comparação. Há um desprezo, parece que estamos de favor no Universo.
Minha visão porem é bem diferente. Imagine se nós não existíssemos, a pergunta seria quem então perceberia sua a dimensão, as galáxias, os planetas e tudo mais? Quem se interessaria saber, por que duas estrelas se fundem para formar uma nova, ficaria atônico ao ver uma foto de um buraco negro?
Quem viria sua beleza, se encantaria com um por do sol fechando o horizonte abraçado ao mar, ou associaria um luar cintilante com o brilho dos olhos de sua amada? 
Quem perceberia a noite suceder o dia, e sentisse o milagre? Quem estamparia o sol como símbolo, na bandeira de sua pátria?
Quem daria a dimensão, se não fosse uma consciência, capaz de desvendá-lo, de admirá-lo, de compreendê-lo e até ama-lo?
Só esse minúsculo ser é capaz de fazê-lo. Só essa condição humana pode revela-lo, torná-lo importante. Desvendando a sua história. Observando-o a cada dia a cada mudança.
Milhares de olhinhos se abrem a cada instante para garantirem a sua existência, para continuar a sua história. Para acompanharem com ele sua evolução, para juntarem a ele suas histórias.
Sim, continuo apostando na minha convicção de que: o Universo cabe dentro de um espaço a consciência, ao contrário, ultrapassa as dimensões.
Um terráqueo.... envaidecido.

Comentários

cansei de estar so

A verdade nua e crua

Um conto antigo “A verdade saindo do poço” nos conta, resumidamente, que a verdade e a mentira se despiram para banhar-se num poço. Sorrateiramente a mentira saiu, sem que a verdade percebesse , vestiu as vestes da verdade e sumiu. Quando a verdade saiu do poço ficou nua e crua, pois se recusara a vestir as roupas da mentira. Mas na realidade quem veste a mentira são as pessoas, quem conta pela primeira vez, sabe que é mentira, mas as pessoas com o desejo de que aquela mentira seja verdade a disfarça e a alimenta. Dizer que uma mentira dita muitas vezes se torna verdade é exatamente a manifestação desse desejo. A mentira permanece, e o desejo se concretiza. Como no mundo as aparências predominam, as vestes, o melhor os desejos escondem a mentira para que só se perceba a crosta que a encobre. O emissor é esquecido, o conteúdo é diluído ao longo do trajeto e as vestes se fortalecem com novas camadas e assume o conteúdo, o desejo é sempre o elemento mais forte de realidade. A

Mancha d´agua

Magoa é um vaso quebrado que se pode colar, mas não se recompõe o original. Toda tristeza guarda no peito de quem sofre uma magoa que se apaga, mas não se dissolve, é como uma mancha d’água. É só uma pequena lembrança da causa e ela se instala novamente. O que fazer para minimizar seu efeito? O remédio é a substituição, sim substituir os elementos da causa por algo maior que cubra a marca tornando-a invisível. É bem conhecido que: para curar a perda de um amor é substituir por outro.   Mas esse outro terá que ser maior , que roube o impacto do antigo, que inverta o sentido do outro. É cobrir, colando um adesivo, costurando uma nova estampa. Bordando um novo desenho. Afogar as magoa. T ambém não resolve , elas boiam. Tem que ser algo para fixar no fundo, uma ancora. É cobrir um passado que incomoda, com um novo desejo, uma nova esperança. A esperança cria expectativa, cobre com um manto o rancor, apaga a tristeza, esvazia o sentimento de perda que a acompanha. A