Pular para o conteúdo principal

Sonhar de dia ou sonhar de noite?


Os propósitos são diferentes.
Eu prefiro a noite, a claridade muda o tom, muda o conteúdo. Os olhos fechados entendem a alma que não tem portas e nem janelas ela é transparente, vê o mundo e tudo vê.
Os sonhos de dia são mais reais e concretos e tem mais lógica, e criam uma obrigação de realização e uma frustração se isso não acontecer.
 Nos sonhos noturnos, fantasmas, bruxas, duendes, seres da noite, não suportam a claridade, por isso invadem nosso pensamento, quando estamos desligados, adormecidos, para nos levar junto a eles a uma aventura inesperada.
As figuras da noite são mais ousadas, elas cantam, dançam, somem, reaparecem e se transformam em personagens que aliviam nossa existência. Trabalham nossos significados, complementam nossas angustias, sofrem por nós, se alegram como nós, se emocionam com a gente.
À noite o destino não nos persegue, estamos soltos, não há limite, censura, constrangimento, nada se impõem, nem mesmo a nossa vontade. Choramos, rimos, gememos, acordamos de sobressalto. Não importa se esquecemos ou se lembramos, a aventura foi vivida num imaginário mais que real. Confessáveis ou inconfessáveis, elas marcam, elas impressionam. Elas se transformam em estórias que recontamos ou em segredos que não declaramos. Somos mais humanos.
 Somos sempre arrastados a cumprir as aventuras, mas com um preço.
À noite o sonho é o nosso dono.
Boa noite






Comentários

cansei de estar so

A verdade nua e crua

Um conto antigo “A verdade saindo do poço” nos conta, resumidamente, que a verdade e a mentira se despiram para banhar-se num poço. Sorrateiramente a mentira saiu, sem que a verdade percebesse , vestiu as vestes da verdade e sumiu. Quando a verdade saiu do poço ficou nua e crua, pois se recusara a vestir as roupas da mentira. Mas na realidade quem veste a mentira são as pessoas, quem conta pela primeira vez, sabe que é mentira, mas as pessoas com o desejo de que aquela mentira seja verdade a disfarça e a alimenta. Dizer que uma mentira dita muitas vezes se torna verdade é exatamente a manifestação desse desejo. A mentira permanece, e o desejo se concretiza. Como no mundo as aparências predominam, as vestes, o melhor os desejos escondem a mentira para que só se perceba a crosta que a encobre. O emissor é esquecido, o conteúdo é diluído ao longo do trajeto e as vestes se fortalecem com novas camadas e assume o conteúdo, o desejo é sempre o elemento mais forte de realidade. A

Mancha d´agua

Magoa é um vaso quebrado que se pode colar, mas não se recompõe o original. Toda tristeza guarda no peito de quem sofre uma magoa que se apaga, mas não se dissolve, é como uma mancha d’água. É só uma pequena lembrança da causa e ela se instala novamente. O que fazer para minimizar seu efeito? O remédio é a substituição, sim substituir os elementos da causa por algo maior que cubra a marca tornando-a invisível. É bem conhecido que: para curar a perda de um amor é substituir por outro.   Mas esse outro terá que ser maior , que roube o impacto do antigo, que inverta o sentido do outro. É cobrir, colando um adesivo, costurando uma nova estampa. Bordando um novo desenho. Afogar as magoa. T ambém não resolve , elas boiam. Tem que ser algo para fixar no fundo, uma ancora. É cobrir um passado que incomoda, com um novo desejo, uma nova esperança. A esperança cria expectativa, cobre com um manto o rancor, apaga a tristeza, esvazia o sentimento de perda que a acompanha. A