Pular para o conteúdo principal

O Projeto


Não é só juntar as coisas necessárias para que se tenha um resultado, eu me lembro de um palestrante que exemplificou dizendo que se colocarmos a disposição num terreno, areia, tijolo, cimento e mão de obra, eles não seriam suficientes para se construir alguma coisa, é necessário ter algo que não é concreto como uma ideia, um projeto para transformar tudo em uma casa, ou uma escola, etc.
E é isso que a maioria não consegue perceber, tem que haver um arquiteto que coloque a ideia, que produza o projeto antes de acumular as coisas.
Mesmo uma simples semente, exemplificava o palestrante, colocada na terra já carrega consigo o projeto, que prevê que ela vai crescer se transformar numa arvore e gerar frutos.
Nos quando nascemos certamente já viemos com esse projeto, muitas vezes não gostamos e tentamos racionalmente altera-lo.  A deformação então causa frustração, desilusão que acabam nos acompanhando por muito tempo até entendermos esse propósito.
Um Beija Flor que resolve se um Pica- Pau vai enfrentar muitas dificuldades para exercer essa sua nova missão.
Penso que muito do que vem acontecendo, que faz a vida tão difícil e exatamente isso, as pessoas estão tentando copiar o modelo de outras, que por terem descoberto seus propósitos, “suas vocações”, estão tendo mais sucesso.
Pode não ser uma tarefa fácil encontrar esse projeto, mas o processo da busca pode ser muito melhor que as frustrações da imitação.


Comentários

cansei de estar so

A verdade nua e crua

Um conto antigo “A verdade saindo do poço” nos conta, resumidamente, que a verdade e a mentira se despiram para banhar-se num poço. Sorrateiramente a mentira saiu, sem que a verdade percebesse , vestiu as vestes da verdade e sumiu. Quando a verdade saiu do poço ficou nua e crua, pois se recusara a vestir as roupas da mentira. Mas na realidade quem veste a mentira são as pessoas, quem conta pela primeira vez, sabe que é mentira, mas as pessoas com o desejo de que aquela mentira seja verdade a disfarça e a alimenta. Dizer que uma mentira dita muitas vezes se torna verdade é exatamente a manifestação desse desejo. A mentira permanece, e o desejo se concretiza. Como no mundo as aparências predominam, as vestes, o melhor os desejos escondem a mentira para que só se perceba a crosta que a encobre. O emissor é esquecido, o conteúdo é diluído ao longo do trajeto e as vestes se fortalecem com novas camadas e assume o conteúdo, o desejo é sempre o elemento mais forte de realidade. A ...

Reflexos

A única face que jamais conheceremos é a nossa própria. Podemos nos conhecer de reflexos em espelhos e fotos. Nunca nos vimos cara a cara. “É no reflexo dos olhos da mãe que nos vemos pela primeira vez”. É no reflexo de todas as nossas relações que construímos o nosso próprio senso, “quem” somos. Mas constantemente esquecemos essa condição de dependência. Os espelhos nos enganam, pois frios e vazios, só mostram a nossa vaidade envelhecendo no tempo. Na verdade só conversamos com eles quando não queremos respostas. Nossas relações também enganam, ou se enganam devolvem um reflexo que passa pelos seus critérios, seus valores, suas limitações e depois de um tempo, acabamos dependentes delas. Influenciados criamos uma identidade própria que enganamos a todos e até a nós próprios, mas não nossa mãe. Ela tem um filtro no coração que apaga o tempo, e recupera a inocência. Ela nos mostra a criança, que realmente é o que sempre fomos se despido de outros reflexos. Seria ...